• Joel Balsinha

Alverca distingue cidadãos, associações e empresas


As comemorações dos 28 anos da elevação de Alverca a cidade decorreram na passada sexta-feira, no Depósito Geral de Material da Força Aérea. Na cerimónia foram distinguidas várias personalidades, associações e empresas locais. A animação esteve a cargo dos “Two of us” e da banda da Força Aérea Portuguesa. Os galardões foram entregues a José Patrício Miguel (a título póstumo por mérito autárquico), a José Pedro Cera (mérito cultural), Fernando Orge (desporto), Associação para a Integração de Pessoas com Necessidades

Especiais (AIPNE) no âmbito social, à “Boutique de Pão” na vertente empresarial e à OGMA pelo seu pólo tecnológico e Científico. "Alverca celebra hoje o 28º aniversário de elevação a cidade. Este é um ano repleto de significado para a nossa cidade. A realização da entrega dos galardões de mérito pela primeira vez no Depósito Geral de Material da Força Aérea é um ato de reconhecimento da importância da Ogma e do Depósito no crescimento e afirmação da nossa cidade, assim como o enaltecer da ligação histórica de Alverca à aviação portuguesa”, observou Carlos Gonçalves, presidente da Junta da União de Freguesias de Alverca e Sobralinho.

“Celebra-se o ano do centenário de Alverca como o berço da aviação em Portugal. Foi aqui que se instalou o aeródromo militar que funcionou como o primeiro aeroporto internacional português então designado como campo internacional de aterragem que serviu Lisboa até à inauguração do aeroporto da Portela em 1940. É uma data histórica para a nossa cidade e representa não só o conhecimento de que Alverca atingiu um patamar de desenvolvimento e de qualidade de vida digna desse estatuto, mas também o reconhecimento do enorme potencial de crescimento desta comunidade”, acrescentou.

"Muitos destes galardoados conheço-os todos porque trabalhei e também privei com eles. O galardoado de mérito autárquico é uma pessoa rara. Era uma pessoa que nunca ouvi ninguém dizer nada em desabono da sua personalidade e da sua maneira de ser. O Patrício Miguel é daquelas pessoas que são uma grande referência e que passaram pela vida para fazer bem e ter uma postura cívica enorme. É muito merecedora esta homenagem aqui prestada. O José Cera é uma pessoa que tem feito muito pela cultura no nosso concelho e em particular em Alverca e na área do teatro. O Fernando Orge pegou num clube em grandes dificuldades, desenvolveu e geriu-o

convenientemente com as suas equipas. O trabalho está à vista com os êxitos e sucessos desportivos. A AIPNE é uma instituição que tem uma sociedade cada vez mais inclusiva. Em termos empresariais a Roma é uma zona comercial que nos habituamos ao longo de 27 anos a privar. Os meus parabéns pela dinâmica. Quanto ao mérito tecnológico e cientifico a OGMA é para nós alverquenses, para o concelho e para o país, uma referência na área da aeronáutica, na manutenção, na construção de aeronaves e ainda tem muito a dar a Portugal e a esta região", continuou Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira.

Saiba mais na Edição impressa de 18 de Julho do Voz Ribatejana

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações