• Jorge Talixa

Vila Franca candidata Colete Encarnado a património nacional


A Câmara de Vila Franca de Xira está a ultimar o “dossier” de candidatura do Colete Encarnado e dos festejos taurinos vila-franquenses a património cultural português. O objectivo da edilidade é ver incluído o Colete Encarnado na lista do Inventário do Património Cultural Imaterial português, considerando que esta é, também, uma forma de garantir a preservação destes festejos no futuro. A apresentação formal da candidatura deverá acontecer até ao início de 2019.

“É um dossier exigente em termos de averiguação histórica. Mas estou convicto que, com os meios técnicos que possuímos internamente, conseguiremos apresentar uma candidatura que seja uma candidatura vencedora e mais um motivo e mais uma achega para aquilo que é o nosso trabalho de afirmação das nossas tradições e da nossa cultura”, sublinha Alberto Mesquita, presidente da edilidade vila-franquense, considerando que esta iniciativa é ainda mais importante “num momento tão crítico e de tantos ataques à tauromaquia”.

No entender de Alberto Mesquita, este eventual reconhecimento do Colete Encarnado e das tradições que lhe estão associadas como património cultural português será, também, uma forma de assegurar a preservação por muitos anos destas tradições vila-franquenses. “Será um factor que nos permitirá continuar durante muitos e bons anos com as tradições que nos definem como um concelho ligado ao campo, ao cavalo, aos toiros, aos forcados, aos cavaleiros, aos toureiros, aos ganaderos.

Esse capital tão rico não se pode perder de maneira nenhuma”, sustenta. Depois, o presidente da Câmara vila-franquense considera que esta classificação do Colete Encarnado também poderá ser importante em termos turísticos e económicos para a cidade e para o concelho.

Saiba mais nas edições de 4 e de 18 de Julho do Voz Ribatejana

Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações