Jorge Talixa
Pedalada Saudável junta 200 participantes
Com um formato original de cinco partidas em simultâneo em cinco concelhos da região e meta nas instalações do Hospital de Vila Franca de Xira, a primeira edição da Pedalada Saudável juntou cerca de 200 participantes de todas as idades. No final houve, ainda, aula de zumba, workshop de alimentação saudável e porco no espeto para retemperar forças. Organizada pelo Hospital de Vila Franca de Xira em parceria com as câmaras dos cinco municípios da área de influência da unidade hospitalar, a iniciativa visou fomentar a actividade física, a alimentação saudável e a ligação entre este cincos concelhos da região. A Pedalada Saudável esteve, também, integrada nas comemorações do 5º. aniversário das novas instalações do Hospital,
que serve os concelhos de Alenquer, Arruda, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira. “Foi uma iniciativa do Hospital e um desafio que lançámos às autarquias de forma a que, pela primeira vez, conseguíssemos fazer uma organização que fosse conjunta com a globalidade das autarquias da nossa área de influência. Temos vindo a colaborar com as câmaras, mas nunca tínhamos feito uma iniciativa que envolvesse as cinco autarquias ao mesmo tempo”, explicou Pedro Bastos, presidente da comissão executiva do Hospital vila-franquense. A Pedalada Saudável englobou, por isso, partidas em simultâneo dos cinco concelhos da área de influência do Hospital.
Cada um dos grupos fez um percurso de 13 a 15 quilómetros e, pouco a pouco, os participantes, de todas as idades, foram chegando ao espaço da unidade hospitalar. Chegaram primeiro os participantes do concelho de Benavente, seguidos pelos de Vila Franca (partida da Póvoa) e de Alenquer. “É uma iniciativa que se integra também nesta lógica da promoção de hábitos de vida saudável, que é uma das nossas formas de actuar junto da comunidade. Lembramo-nos de uma pedalada, que seria uma iniciativa de algum modo inovadora e quisemos que houvesse partidas em simultâneo dos cinco concelhos servidos pelo Hospital. A adesão foi bastante significativa”, concluiu.
Saiba mais na Edição impressa de 20 de Junho do Voz Ribatejana