top of page
Loja G Site VR-page-001.jpg
300x250(1).jpg
PUB_banner178x66_VozRibatejana_GravuraMM.jpg
banner_178 x66 mm_Site Voz Ribatejana.png
  • Foto do escritorJorge Talixa

Ambiente investe 1 milhão para salvar Mouchão da Póvoa


O Ministério do Ambiente vai investir 1,07 milhões de euros na reparação de um rombo de 120 metros no dique do Mouchão da Póvoa, que levou à inundação de grande parte desta que é a maior ilhota do Tejo, situada no concelho de Vila Franca de Xira. O rombo foi detectado há cerca de 2 anos, mas só depois de várias vicissitudes é que a tutela decidiu canalizar verbas do Fundo Ambiental para esta reparação, que deverá demorar cerca de seis meses.

O contrato da empreitada foi assinado, esta semana, na Póvoa de Santa Iria, numa cerimónia que contou com a presença do ministro e do secretário de Estado do Ambiente e do presidente da Câmara de Vila Franca de Xira. João Matos Fernandes, ministro do Ambiente, disse, ao Voz Ribatejana, que a empreitada só avança nesta altura porque uma intervenção da ordem de um milhão de euros não podia ser feita por ajuste directo e sem concurso público. “Vamos recuperar uma estrutura muito importante para o equilíbrio ecológico do Tejo.

Este mouchão é, de facto, um santuário da avifauna, faz parte da Reserva Natural do Estuário do Tejo. Vamos reparar aquele rombo, recuperá-lo, fazendo um novo muro (dique) com novo enroncamento. Depois, vamos ter que drenar toda a água que entrou para dentro do mouchão e aterrá-lo com as próprias terras que vieram para a cala Norte e que têm que sair dali”, vincou o governante, sublinhando que este é o maior mouchão do Tejo e que o objectivo futuro do Ministério do Ambiente é relançar a actividade agrícola pelo menos em 900 dos seus 1200 hectares.

Como explicou na oportunidade o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, o Mouchão da Póvoa teve uma grande tradição agrícola ao ponto de estar documentado que o primeiro tractor mecânico que entrou em Portugal foi exactamente comprado para trabalhar no Mouchão da Póvoa. Nesta ilhota houve também uma exploração de águas minerais e o mouchão serviu, igualmente, para várias actividades ligadas aos primórdios da aviação em Portugal.

Saiba mais na edição impressa de 06 de Junho do Voz Ribatejana

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Voz Ribatejana_Dia Crianca23.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 3-6-2023 ADSPIRIA.jpg

Contador de Visualizações

bottom of page