Jorge Talixa
Ogma atinge a marca dos 1500 aviões Pilatus fabricados
A Ogma-Indústria Aeronáutica de Portugal entregou, esta quarta-feira, a 1500.ª unidade do Pilatus PC-12, aeronave fabricada e montada nas instalações da empresa de Alverca desde 1994. Para assinalar este número histórico, a indústria aeronáutica alverquense promoveu uma cerimónia onde reuniu o ministro da Economia e boa parte dos 230 colaboradores envolvidos no programa Pilatus. A iniciativa contou, ainda, com a presença do presidente da comissão executiva da Ogma, Marco Tulio Pellegrini, do vice-presidente da Pilatus Aircrat Ltd, Ignaz Gretener, e do presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita.
Para Marco Tulio Pellegrini, “a entrega da 1500.ª unidade do Pilatus PC-12 é um marco histórico para a Ogma, que demonstra a capacidade e a competência da empresa para responder aos mais exigentes desafios do mundo aeronáutico. É também uma boa notícia para a aeronáutica portuguesa, pois demonstra que Portugal tem talento e conhecimento para trabalhar em parceria com os maiores fabricantes mundiais”. “A relação entre a Ogma e a Pilatus tem praticamente 25 anos e tem sido uma relação de parceria, de confiança e com resultados. É uma parceria de sucesso, que desejamos que perdure no futuro”, acrescentou o presidente da indústria alverquense.
Quando se apresta para assinalar o seu primeiro centenário (26 de Junho), este é também um marco importante no percurso da Ogma, que pretende continuar a reforçar a sua aposta na área do fabrico de aeroestruturas. A empresa portuguesa “tem mais de 230 colaboradores dedicados a este programa aeronáutico, de áreas distintas como produção, qualidade, engenharia, planeamento e comercial. Nas instalações em Alverca são fabricadas peças de compósito e é levada a cabo a montagem da fuselagem, asas, portas de carga e de passageiros, flaps, ailerons, rudder e cablagens. A aeronave segue por via terrestre para as instalações da Pilatus, na Suíça, onde é feita a montagem final do Pilatus PC-12”, explica a Ogma.
“A OGMA sempre foi um parceiro muito forte e competente no programa PC-12 até hoje. Apreciamos bastante o contributo dado pela Ogma para o sucesso do PC-12”, afirmou o vice-presidente da Pilatus. O Pilatus PC-12 é a, segundo a Ogma, a aeronave turboélice monomotor mais vendido na sua categoria. “Caracterizando-se pela sua utilização versátil, o Pilatus PC-12 é uma aeronave que pode assumir várias configurações, do transporte executivo com capacidade para nove passageiros à vigilância aérea e ao serviço de ambulância, passando pelo transporte de carga”, conclui.
Saiba mais na edição impressa de 6 de Junho do Voz Ribatejana