• Jorge Talixa

Salão automóvel de Vila Franca mobiliza mais de 200 clássicos


O 7º. Salão de Automóveis & Motociclos Clássicos realiza-se de quinta-feira a domingo, em Vila Franca de Xira. Ao longo de quatro dias serão mais de duas centenas de veículos clássicos expostos ou em circulação na cidade, num evento que mobiliza milhares de visitantes. Para além da exposição no pavilhão do Cevadeiro, haverá oito concentrações de clubes e marcas e a partida e a chegada do 2º. Rali Histórico do Vale do Tejo.

A história dos veículos de tracção, desde as antigas carruagens puxadas por cavalos aos automóveis de alta cilindrada, é o tema principal do 7º. Salão de Automóveis & Motociclos Clássicos, que decorre em Vila Franca de 24 a 27 de Maio. A partida e chegada do 2º. Rali Histórico do Vale do Tejo, oito concentrações de marcas e clubes de clássicos e as comemorações dos 80 anos da Volkswagen, são outros dos pontos altos do certame que leva, habitualmente, bastantes milhares de visitantes ao parque e pavilhão do Ceevadeiro.

Este 7º. Salão de Clássicos de Vila Franca de Xira engloba, ainda, inúmeras actividades paralelas, com visitas de escolas e outros grupos organizados, exposições de miniaturas e objectos relevantes da história do automóvel, mostra de publicações temáticas, escolinhas de condução automóvel e de motociclos e exposição e venda de peças e acessórios usados.

Hipólito Cabaço, responsável pela organização do evento em articulação com a Câmara de Vila Franca de Xira, sublinha que o salão tem sempre uma preocupação didática e que desta vez vai procurar mostrar como é que os veículos evoluíram das antigas carruagens puxadas por animais para automóveis com motor. Com o objectivo de retratar esta evolução estarão expostas quatro carruagens e cerca de 40 automóveis, o mais antigo de 1903 e o mais recente datado de 1960.

Depois, o salão vila-franquense vai, também, ilustrar a evolução das antigas bicicletas para as motorizadas e terá expostas oito “cucciolos” - bicicletas às quais, nos anos que se seguiram à II Guerra Mundial, eram acoplados motores. Outro dos aspectos mais relevantes deste 7º. Salão de Automóveis & Motociclos Clássicos será a comemoração dos 80 anos da Volkswagen. Haverá uma concentração do Clube Volkswagen e no pavilhão estarão expostos 10 “carochas”.

No exterior do pavilhão do Cevadeiro, ao longo dos quatro dias do certame haverá oito concentrações de marcas e clubes de clássicos. Outro destaque principal será o II Rali Histórico do Vale do Tejo, uma iniciativa do Clube Português de Automóveis Antigos, que reunirá cerca de 60 automóveis clássicos. A partida e a chegada dão-se no parque urbano do Cevadeiro, no sábado, dia 26.

Saiba mais nas edições impressas de 9 e 23 de Maio do Voz Ribatejana

Tags:

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações