Jorge Talixa
Vilafranquense perde com Vizela e complica aspirações de subida
A União Desportiva Vilafranquense perdeu, este domingo, por 0-1, com o Vizela em jogo da primeira-mão dos quartos-de-final da fase de subida do Campeonato de Portugal. Um resultado que obriga a equipa de Vila Franca a ganhar em Vizela, no próximo domingo, para poder passar à fase seguinte. O jogo deste domingo foi muito repartido, por vezes algo quezilento e raras foram as oportunidades de golo.
O Campo do Cevadeiro encheu com mais de 300 adeptos vindos de Vizela em cinco autocarros e com largas centenas de adeptos do Vilafranquense. Logo na primeira jogada da partida, quando saia a uma bola metida em profundidade para Marocas, o guarda-redes do Vizela sofreu uma lesão grave, provavelmente uma fractura, que o obrigou a sair e a ser transportado ao Hospital. O jogo esteve oito minutos parados e, quando recomeçou, o Vizela revelou-se uma equipa pressionante e rápida sobre a bola.
O Vilafranquense também entrou bem, com algumas jogadas rápidas pelas laterais e cruzamentos que normalmente eram bem contrariados pela defesa visitante. Ao minuto 32 a jogada mais perigosa da UDV na primeira parte, com Luís Pinto a cruzar para a área onde o cabeceamento de Marocas saiu fraco e à figura. Dez minutos depois, o Vizela atirou forte à trave da baliza de Carlos Fernandes.
No segundo tempo, a equipa minhota entrou melhor, controlando melhor a bola. O Vilafranquense já não tinha a frescura física da primeira parte e revelava mais dificuldades em chegar à área contrária. Sucederam-se as substituições e o jogo, repartido, parecia caminhar para uma igualdade a zero. Mas, ao minuto 86, um cruzamento da esquerda foi bem aproveitado por Zé Valente, que cabeceou para o fundo das redes de Carlos Fernandes.
Logo a seguir, Balu conseguiu isolar Luquinhas, que atirou por cima da trave. Até final, a equipa ribatejana não voltou a criar perigo e os vizelenses saíram em clima de festa. O jogo da segunda-mão está marcado para as 17h00 de dia 13 de Maio. Nas restantes partidas destes quartos-de-final, o Farense foi a Felgueiras ganhar por 3-2, o Mafra ganhou ao Vilaverdense por 2-1 e o União de Leiria bateu o Vildemoinhos por 3-1.
Saiba mais na edição impressa de 9 de Maio do Voz Ribatejana