top of page
Banner SMAS_edited.jpg
  • Foto do escritorJorge Talixa

EB 2.3 de Vialonga vai ter obras de 4 milhões


A Escola Básica dos 2º. e 3º. Ciclos de Vialonga, considerada uma das que tem piores condições de funcionamento no concelho de Vila Franca de Xira, vai ter um projecto de requalificação e ampliação estimado em cerca de 4 milhões de euros. O primeiro passo foi dado esta sexta-feira com a assinatura de um acordo entre a Câmara e o Ministério da Educação para a execução do projecto. O concurso e a obra devem avançar em 2019.

Inaugurada em 1988 com capacidade para 600 alunos, a EB 2.3 de Vialonga tem hoje cerca de 1200 alunos e, em 30 anos, praticamente não beneficiou de obras significativas de manutenção. Sobrelotada, a escola tem parte das turmas a funcionar em contentores sem climatização, blocos e recreio com coberturas de amianto, rede eléctrica insuficiente e degradada, salas com infiltrações e alunos obrigados a percorrer quase um quilómetro a pé para terem aulas de educação física ou de música.

Em 2010, a Parque Escolar chegou a planear um investimento de 16 milhões de euros na EB 2.3 de Vialonga, mas o processo parou com a entrada em funções do primeiro governo de Passo Coelho. Associação de Pais, professores e autarcas locais têm desenvolvido as mais variadas iniciativas, desde petições a abaixo-assinados, passando por concentrações e vigílias, mas o projecto nunca mais foi desbloqueado e a escola degrada-se de ano para ano.

Agora, o Ministério da Educação e a Câmara de Vila Franca de Xira assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para a Requalificação e Modernização da EB 2.3 de Vialonga. O programa funcional prevê um investimento na casa dos 4 milhões de euros, com uma requalificação global das instalações, a construção de novas salas, a cobertura do recinto utilizado nas aulas de educação física e a construção de um auditório para ensaios e actividades da Associação Orquestra de Vialonga.

Pais e Junta de Vialonga mostram-se satisfeitos com o avanço do processo, mas acham que o montante previsto “sabe a pouco” e que a freguesia e a escola precisam e merecem um projecto de maior dimensão, que permita também alargar a o seu funcionamento ao ensino secundário. Câmara e Ministério sustentam que é o investimento possível nesta altura e que escola ficará com muito melhores condições de funcionamento.

Saiba mais na Edição impressa de 09 de Maio do Voz Ribatejana

Banner para sitio da Gota.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
300x250(1).jpg
14878_IMT_Voz Ribatejana_300x250.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita 12mar23s.jpg

Contador de Visualizações

bottom of page