• Jorge Talixa

Câmaras suspendem circulação na Ponte D. Amélia


A circulação de veículos na Ponte Rainha D. Amélia, que liga os concelhos ribatejanos do Cartaxo e de Salvaterra de Magos, está suspensa desde as 20h00 de sábado. As duas câmaras municipais que partilham responsabilidades de gestão e manutenção da travessia com a Infraestruturas de Portugal (IP) consideram o “agravamento das condições atmosféricas” e a subida do caudal do Tejo aconselham esta medida, até porque já estavam anteriormente identificadas fragilidades naquela antiga ponte ferroviária, adaptada ao tráfego rodoviário.

A decisão de suspender a circulação foi tomada, segundo as autarquias locais, com o conhecimento da IP e em coordenação com o Comando Distrital da GNR e com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém. E vigorará pelo menos até à apresentação de um relatório técnico da IP que as câmaras do Cartaxo e de Salvaterra dizem que “aguardam há várias semanas”.

Pedro Magalhães Ribeiro (PS) e Hélder Esménio (PS, presidentes das duas edilidades ribatejanas, sustentam que “a segurança das pessoas é o primeiro valor a preservar” e que a circulação rodoviária na Ponte D. Amélia “será reaberta assim que o relatório técnico da Infraestruturas de Portugal garanta que a circulação na ponte pode ser retomada com total segurança para pessoas e veículos e/ou logo que as condições atmosféricas que justificaram a adoção desta medida excecional estejam ultrapassadas”.

As duas autarquias fundamentam a decisão de suspender a circulação na ponte que liga a zona de Porto de Muge (Valada-Cartaxo) a Muge (Salvaterra) com “o agravamento previsto das condições atmosféricas, com ocorrência de ventos fortes, resultantes da tempestade “Félix” e o aumento do caudal do Tejo e respetiva corrente, tendo sido acionado o Plano Especial de Emergência para as Cheias na Bacia do Tejo”. Apontam, também, o facto de ainda não conhecerem as conclusões da inspecção e do relatório técnico que pediram à IP em Fevereiro.

Saiba mais na edição impressa de 14 de Março do Voz Ribatejana

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 14 euros - Resto da Europa - 1 ano 48 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300