Arruda dinamiza assembleias municipais jovens

07/03/2018

Com o objectivo de promover “a cidadania e a democracia participativa” junto dos mais jovens, a Assembleia Municipal de Arruda dos Vinhos promoveu um conjunto de três “assembleias” dirigidas aos alunos das escolas locais. A primeira sessão (22 de Fevereiro)  envolveu alunos do Externato João Alberto Faria. A segunda realizou-se no dia 28 com alunos do 4º. ano das escolas do Agrupamento de Arruda. E, na manhã desta quarta-feira, a última sessão contou com a participação de alunos do Pólo de Arruda da Escola Profissional Gustave Eiffel.

 

Os estudantes arrudenses mostraram-se particularmente interventivos e questionarem o executivo da Câmara sobre diversas matérias. Em cada uma das sessões, a presidente da Assembleia Municipal de Arruda, Catarina Gaspar, “cedeu” o seu lugar a uma mesa composta por alunos que conduz, depois, os trabalhos. Catarina Gaspar salientou o propósito das autarquias locais de sensibilizarem mais os jovens alunos para a participação cívica na vida do concelho. Depois, as diferentes bancadas, que integram alunos selecionados nas respectivas escolas, apresentam propostas e colocam questões ao executivo camarário.

 

Na sessão desta quarta-feira destacaram-se propostas de alargamento da rede de Internet gratuita na vila de Arruda, preocupações quanto à “escassez” de ecopontos no concelho e uma proposta de instalação de uma rede de sensores em zonas de características florestais que permitam detectar mais cedo eventuais incêndios. Os alunos da Escola Profissional Gustave Eiffel mostraram-se, igualmente, preocupados com a degradação de muitos edifícios na zona antiga de Arruda e propuseram o desenvolvimento de um projecto de requalificação das chamadas “cascatas” com a instalação de um jardim pedagógico.

 

André Rijo, presidente da Câmara de Arruda, observou que a autarquia tem hotspots e internet gratuita no Centro Cultural do Morgado e nos Paços do Concelho, mas admitiu que “nem sempre funciona bem”. Garantiu, por isso, que a Câmara já apresentou uma candidatura para instalação de rede de wi-fi em pontos estratégicos da vila. O edil acrescentou que o Município já tem mais oito ecopontos que vai colocar em parceria com a Valorsul e lembrou que está delineada uma “Área de Reabilitação Urbana” que abrange a zona antiga da vila.

 

Referiu, ainda, que o imóvel municipal ali existente vai ser recuperado, com uma candidatura a fundos comunitários que deverá permitir adaptar o edifício dos antigos paços do concelho (junto à igreja matriz) e instalar ali o chamado “Arruda Lab”, com actividades de investigação na área agro-industrial e apoio a empresas.

 

Saiba mais na edição impressa de 14 de Março do Voz Ribatejana

 

Partilhar no Facebook
Partilhar no Twitter
Please reload

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Please reload

Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site
Please reload

Contador de Visualizações

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 2126)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (93 88 50 664), Afonso Braz (93 66 45 773), Carlos Pinto (96 44 70 639)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (24 números) 12 euros - Resto da Europa - 1 ano 40 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300