top of page
Afm_CUF_80anosVozribatejana_Banner_178x66mm_Cardiologia.ai (1).jpg
Voz Ribatejana_178mmX66mm_Passerelle2025_Prancheta 1.jpg
banner_178 x66 mm_Voz Ribatejana-1-page-001.jpg

Governo aprova nova legislação contra a legionella

  • Foto do escritor: Jorge Talixa
    Jorge Talixa
  • 13 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

O Conselho de Ministros deverá aprovar na quinta-feira um diploma que define novas regras de prevenção dos riscos de desenvolvimento e propagação da bactéria de legionella. A proposta segue, depois, para discussão na Assembleia da República. O surto de legionella verificado em 2014 no sul do concelho de Vila Franca de Xira foi o terceiro mais grave de sempre em todo o Mundo, infectando 403 pessoas e provocando 14 vítimas mortais.

O processo-crime aberto em Novembro de 2014 pelo Ministério Público de Vila Franca de Xira já levou à acusação de duas sociedades e de sete funcionários destas empresas. Decorre ainda até Fevereiro o prazo para apresentação de recursos e o processo conta já com 54 pedidos de instrução. Todos os nove arguidos recorrem, pedindo o arquivamento do processo.

No sentido contrário, 44 vítimas e/ou familiares reclamam o julgamento dos arguidos e o aprofundamento das investigações. O Ministério Público estabelece apenas um nexo de causalidadade entre as bactérias detectadas numa torre de refrigeração de uma indústria local e as infecções sofridas por 73 das vítimas. Em mais de 250 das restantes não terá sido possível fazer análises para identificar a estirpe contaminante e muitas delas não se conformam com esta situação.

Agora, o ministro do Ambiente anunciou, em conferência de imprensa, que o novo diploma proposto pelo Governo prevê que os responsáveis por equipamentos, sistemas e redes onde haja maior risco de desenvolvimento da bactéria da legionella deverão ser obrigados a fazer auditorias específicas de três em três anos. Se não o fizerem podem incorrer em multas até 45 mil euros.

Os ministérios do Ambiente e da Saúde querem, também, que seja obrigatória a fiscalização da qualidade do ar interior, com auditorias a cargo de entidades certificadas. O Bloco de Esquerda também já defendera estas alterações. Depois da aprovação em Conselho de Ministros, a proposta de diploma segue para apreciação na Assembleia da República.

Saiba mais nas edições impressas de 3 e de 17 de Janeiro do Voz Ribatejana

christmas-1089310_960_720_edited.jpg
IPDJ_Voz Ribatejanal_Banner_300x250-1_1ª fase - 3 a 9 de junho.jpg
Notas Soltas 2025-2.jpg
Amor de Peito2.jpg
Ver para topo quadrado ou sitio do Josal2.jpg
Loja G Site VR-page-001.jpg
VOZ_ONLINE-178x66mm.jpg

VR Solidário

Colheita Sangue 7JUN25.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações

Informações

Voz Ribatejana - Quinzenário regional

Sede da Redacção e Administração: Centro Comercial da Mina, Loja 3 - Apartado 10040 / 2600-126 Vila Franca de Xira Telefone geral – 263 281329

Correio Electrónico: vozribatejana@gmail.com director.vozribatejana@gmail.com redaccao.vozribatejana@gmail.com comercial.vozribatejana@gmail.com
Proprietário: Jorge Humberto Perdigoto Talixa

Editor: Voz Ribatejana, Lda

Director: Jorge Talixa (carteira prof. 1360 A)

Editor Multimédia: Rui Miguel Ferreira Talixa

Redacção: Carla Ferreira (carteira prof. 2127), Joel Balsinha, Hugo Clarimundo, Jesus Lourenço, Hipólito Cabaço, Paula Gadelha (cart. prof 9865)

Área Administrativa e Comercial: Isabel Pinto, Júlio Pereira (938 850 664), Nuno Sousa (967 755 664)

Assinaturas: Portugal – 1 ano (25 números) 18 euros - Resto da Europa - 1 ano 50 euros Registo de Imprensa na ERC: 125978

Impressão: Coraze
Redacção: Centro Comercial da Mina, Loja 3 2600 Vila Franca de Xira - Telefone - 263 281 329 . Telemóvel - 96 50 40 300

© 2017 por Voz Ribatejana. Todos os direitos reservados.

bottom of page