• Jorge Talixa

Vila Franca e Alhandra vão ter 20 câmaras de videovigilância


O Ministério da Administração Interna (MAI) autorizou a instalação e utilização de um sistema de videovigilância em espaços públicos das freguesias de Vila Franca de Xira e de Alhandra. O projecto, desenvolvido em parceria pela Câmara vila-franquense e pela PSP, contempla a instalação de 20 câmaras ao longo do passeio ribeirinho que liga as duas localidades, no Parque Urbano do Cevadeiro, junto à Biblioteca Municipal “Fábrica das Palavras” e no Jardim Municipal Constantino Palha.

Tal como revelou o Voz Ribatejana na sua edição de 13 de Dezembro passado, a iniciativa recebeu parecer favorável da Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD), mas fica sujeita a algumas condicionantes já previstas na legislação. No Diário da República do passado dia 2 de Janeiro foi publicado um despacho da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna que autoriza o avanço do projecto.

“A medida destina-se a uma melhor proteção e segurança das pessoas e bens, visando também a prevenção da prática de crimes naqueles locais. Serão naturalmente salvaguardadas as medidas previstas na lei de respeito pela privacidade dos moradores e visitantes da zona ribeirinha de Vila Franca de Xira”, sustenta a edilidade vila-franquense.“Foi finalmente publicado o despacho que nos permitirá instalar este sistema de videovigilância em espaços que vão desde o caminho pedonal ribeirinho até ao Jardim Constantino Palha.

Em cerca de 3, 5 quilómetros serão colocadas 20 câmaras, de forma a assegurar uma melhor protecção das pessoas. Pretende também evitar algum vandalismo, nomeadamente em algum mobiliário urbano”, explica António Félix, vereador da Câmara de Vila Franca de Xira, vincando que este projecto está a ser desenvolvido em articulação com a PSP e que a nova esquadra da sede de concelho já contemplou espaços para a PSP poder fazer a monotorização de todo este sistema.

Saiba mais na edição impressa de 17 de Janeiro do Voz Ribatejana

Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga o Voz Ribatejana
  • Facebook - Black Circle
Facebook
  • YouTube - Black Circle
YouTube
Arquivo do Site

Contador de Visualizações